terça-feira, 21 de março de 2017

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Mateus 6:11, ARA

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Mateus 6:11, ARA
Comer é a mais forte necessidade humana. Para não morrer de fome, a humanidade sempre tem uma estratégia. Do choro do bebê ao trabalho mais braçal, passando pela ciência e pelas artes, há, em via de regra, alguém lutando para não ter a barriga roncando. A coisa é tão séria que a história registra guerras por comida. De acordo com o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, em uma entrevista concedida em 2014, o cenário pode caminhar de novo para essa realidade. Ele afirmou que, se não houver uma mudança na forma como o homem se relaciona com a natureza, num futuro próximo, as guerras serão motivadas por conta da falta de comida e água.
Na oração-modelo, a famosa frase “o pão nosso de cada dia dá-nos hoje” situa em Deus a fonte do sustento humano e tira de quem crê na bondade divina a ansiedade pela manutenção da vida.
Isso não significa que o cristão não deva trabalhar e que possa ficar esperando a comida cair do céu. O que Jesus está dizendo é que o “pão de cada dia” sempre vem de Deus. É Ele quem nos dá força e inteligência para o trabalho e garante as condições apropriadas na natureza para que o alimento possa ser produzido. Por outro lado, a Bíblia revela que, em situações completamente adversas, Deus mesmo se encarregou, de modo direto, do alimento de seus filhos.
Durante a jornada do povo de Israel pelo deserto, o Senhor fez cair o maná do céu. No período em que teve que se esconder da ira de Acabe e Jezabel, o profeta Elias foi servido por corvos-garçons da parte de Deus, para que sua necessidade de proteína e carboidrato fosse satisfeita todos os dias. Além disso, a Bíblia diz: “Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão” (Salmos 37:25, NVI). Quando a situação, mais uma vez, for extrema para o povo de Deus, o cristão poderá descansar na promessa de que seu pão e sua água serão certos (Isaías 33:16).
Essa parte da oração-modelo também nos ajuda a confiar na renovação diária das misericórdias do Senhor e nos mantém livres da ansiedade que adoece milhares de pessoas que vivem com medo do que pode faltar no futuro.
Se confiarmos em Deus e vivermos com responsabilidade, poderemos descansar na providência divina e, assim, não nos tornaremos reféns do medo de não ter o sustento para o amanhã. Por isso, confie: o “Pai nosso” é quem garante o “pão nosso”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário