sexta-feira, 17 de março de 2017

Pai nosso, que estás nos Céus. Mateus 6:9, ARA

Pai nosso, que estás nos Céus. Mateus 6:9, ARA
O vocativo da oração-modelo, “Pai nosso que está nos Céus”, revela o Deus ao qual oramos, indica quem são os verdadeiros filhos do Pai celestial e ensina como devemos nos apresentar diante dele.
Deus é um ser pessoal, não uma energia. Ele é o Pai, e isso deve trazer à nossa mente o sentido de proteção, provisão, cuidado e amor. Porém, muitas pessoas têm um conceito ruim de pai por conta de maus-tratos, indiferença e abandono. Martin Lloyd Jones explica que a expressão “que estás nos Céus” tira o conceito de paternidade da dimensão do pecado e da Terra e a eleva até o Céu, onde só reina o amor. Jones diz que essa expressão equivale a de Paulo, que chama Deus de “Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Pedro 1:3). Ou seja, não estamos falando de qualquer pai, mas do maravilhoso Pai de Jesus, que está no Céu.
Ao ensinar a usar o pronome possessivo “nosso” em relação a seu Pai, Jesus nos estimula a ser carinhosos com Deus e considerá-lo como nosso Pai também. Em Cristo, fomos adotados na família celestial. Entretanto, sem o novo nascimento, ninguém pode se considerar filho de Deus. O Pai criou todas as pessoas, mas só é considerado seu filho quem nasceu de novo (João 1:12).
A expressão “que está nos Céus”, além de deixar claro quem é o Pai, ajuda-nos também a manter reverência para com Deus, pois revela sua grandeza, poder e soberania. Vivemos em um tempo em que o respeito anda em baixa, inclusive em relação a Deus.
Há quem acredite que pode tratar o rei do universo de qualquer forma, apresentar-se diante dele de qualquer maneira, usar expressões como “Deus é dez”, o “cara lá de cima” e outras blasfêmias mais. O fato de o Pai estar no Céu deve nos fazer lembrar de que Ele é o criador e mantenedor do universo. Portanto, devemos respeitá-lo como a pessoa mais importante que existe.
Para nós, Deus é um Pai amoroso e poderoso. Ele está perto e longe ao mesmo tempo. Senta-se no trono de nosso coração, mas domina sobre o universo.
Por isso, ao orar a Deus hoje, ofereça todo o seu amor ao querido Pai, mas também se apresente diante dele com profundo respeito. Assim, você vai ser reconhecido como filho do Senhor do universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário