quarta-feira, 12 de abril de 2017

12 de abril - Quarta-feira: Loucura

Os parentes de Jesus souberam disso e foram buscá-lo porque algumas pessoas estavam dizendo que Ele estava louco. Marcos 3:21
É caracterizada como louca a pessoa que passa a assumir comportamentos considerados anormais pela sociedade. Em geral, uma pessoa em surto psicótico pode ter intuição de perseguição, preocupações religiosas exageradas e mania de grandeza.
Por não conhecerem a origem divina de Jesus, seus irmãos analisaram o comportamento do Senhor e chegaram à conclusão de que o caso dele era uma espécie de esquizofrenia. “A situação parece grave mesmo. Ele anda se estranhando com os principais líderes da nação, tem se autointitulado o Filho de Deus e tem dito que veio estabelecer um novo reino. Definitivamente, Ele não está normal!” Esse pode ter sido um trecho do diálogo dos parentes de Jesus ao perceber o comportamento “anormal” de um pobre carpinteiro que dizia ser rei.
Em outra linha, muita gente hoje em dia reconhece Jesus como um grande homem, mas nega sua origem divina. C. S. Lewis diagnostica a “esquizofrenia” desse posicionamento:
“Um homem que fosse somente um homem e dissesse as coisas que Jesus disse não seria um grande mestre da moral. Seria um lunático – no mesmo grau de alguém que pretendesse ser um ovo cozido – ou então o diabo em pessoa. Faça a sua escolha. Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus, ou não passa de um louco ou coisa pior. […] Que ninguém venha, com paternal condescendência, dizer que Ele não passava de um grande mestre humano. Ele não nos deixou essa opção, e não quis deixá-la.”
Jesus é Deus que tomou a forma de homem. Em sua passagem por aqui, Ele escandalizou o mundo com uma postura completamente anormal para os padrões humanos. Enquanto o “normal” é amar os amigos, Ele ensinou e praticou o amor aos inimigos; enquanto o “certo” é a vingança, Ele disse que devemos “dar a outra face”; enquanto o “lógico” é lutar pela própria vida, Ele entregou a sua para salvar a dos outros.
É por isso que Paulo diz: “A mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus” (1 Coríntios 1:18). Desconfie de seu cristianismo, se as pessoas acharem você muito “normal”. Cristãos verdadeiros são “anormais”, porque seguem o homem mais “anormal” da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário