sexta-feira, 21 de abril de 2017

O primeiro milagre é confiar


Mas Jesus não confiava neles, pois os conhecia muito bem. João 2:24
“O primeiro milagre é confiar.” Esse é um dos hits mais tocados na trilha sonora da minha vida espiritual. Gravada pelo quarteto Arautos do Rei, essa melodia me ajudou a entender que a fé é o primeiro e mais fundamental dos milagres de Deus na vida de uma pessoa.
Vivemos em um mundo no qual impera a filosofia do “ver para crer”. Por conta dessa visão, muita gente espera encontrar evidências e provas científicas para a fé cristã e, assim, satisfazer sua mente cética.
Por outro lado, esse é o tempo também em que igrejas têm se tornado palco para encenação de supostos milagres com o objetivo de fazer pessoas simples crerem que Deus é poderoso e que aqueles que se dizem pastores são capazes de manipular esse poder.
O patriarca Jacó parece ter sido acometido por essa visão em sua fuga para a casa dos parentes. Ele teve o privilégio de presenciar uma das aparições divinas mais extraordinárias. Tendo uma pedra como travesseiro, ele viu e ouviu o próprio Deus dizer-lhe que o protegeria e o abençoaria. Depois de acabar a visão, porém, Jacó teve a coragem de falar: “Se Deus estiver comigo, proteger-me nesta viagem e me der alimento e roupa, e levar-me de volta para a casa de meu pai, então, o Senhor será o meu Deus” (Gênesis 28:20, 21, Nova Bíblia Viva, itálico acrescentado). Como assim, se Deus for comigo? Deus havia prometido, isso deveria ser suficiente!
No versículo de hoje, fica claro que Jesus não se impressiona com supostos crentes que só “creram” porque viram “milagres”. Dizer que só vai acreditar em Deus se Ele fizer algo extraordinário é criar uma impossibilidade, pois antes do milagre sempre vem a fé. O Senhor está à procura de gente que não duvida de suas promessas, resolve romper com a barreira do visível e deseja pautar a vida pela revelação das Escrituras.
Parafraseando a canção que empresta o título para este texto, digo: “Mas se você quer ver hoje um milagre em sua vida, para só então começar a acreditar, talvez jamais tal milagre aconteça, pois o primeiro milagre é confiar.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário