quinta-feira, 6 de abril de 2017

6 de abril - Quinta-feira: #Intimidade

Na manhã seguinte, reuniu seus seguidores e escolheu doze deles para serem o círculo mais íntimo dos seus discípulos. Lucas 6:12, Nova Bíblia Viva
Selfies constrangedoras, fotos reveladoras e vídeos impublicáveis são alguns dos exemplos da hiperexposição desnecessária e perigosa que reina nas redes sociais. Os limites do público, do privado e do íntimo são rompidos por muitas pessoas que desconsideram a tolice e os riscos de agir assim. A privacidade e a intimidade só podem ser reveladas para quem é digno de confiança e não devem ser publicadas para o mundo.
Jesus é um exemplo de exposição na medida certa. Figura pública e dono da personalidade mais magnética do universo, enquanto esteve por aqui, o Senhor sabia quem eram as pessoas para as quais podia se revelar de maneira mais aberta. O versículo de hoje o apresenta escolhendo um grupo de 12 pessoas que seriam seus amigos íntimos.
Mesmo dentro desse grupo havia três discípulos ainda mais chegados. Pedro, Tiago e João são vistos muitas vezes ao lado do Senhor em momentos que exigiam maior nível de discrição e confiança. Essa postura de Cristo nos ajuda a compreender a importância de preservar certas informações.
Publicar sentimentos íntimos, desabafar em redes sociais, atualizar o itinerário na web e publicar fotos de situações reveladoras pode ser constrangedor, prejudicial e perigoso.
Foi um grande privilégio para os 12 apóstolos terem sido escolhidos como os amigos íntimos de Jesus. Mais perto do Senhor, eles puderam saber, em primeira mão, de muitos dos principais conceitos que, enquanto esteve por aqui, Cristo só podia revelar para seus amigos mais chegados.
A intimidade é um dos alicerces da amizade. Ao reservar assuntos importantes a respeito de nós mesmos apenas para pessoas confiáveis, estamos demonstrando que valorizamos nossos amigos e que contamos com o respeito que eles terão com nossos segredos.
Ainda hoje, Jesus deseja fazer novos amigos íntimos. Porém, Ele estabelece critérios importantes para isso: “A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais Ele dará a conhecer a sua aliança” (Salmo 25:14, ARA). Preserve sua intimidade para a família, amigos de verdade e, acima de tudo, para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário