segunda-feira, 17 de abril de 2017

17 de abril - Segunda-feira: Procrastinação

Siga-me agora! Deixe que os mortos enterrem os seus próprios mortos. Mateus 8:22, Nova Bíblia Viva
“Empurrar com a barriga”, “deixar para amanhã” e “depois eu faço” são algumas das expressões que ajudam a entender o significado da palavra procrastinação.
Todo o ser humano normalmente tem muitas atividades para cumprir. É parte da vida fazer coisas necessárias, mas que não são exatamente prazerosas. Algumas pessoas, porém, tendem a fugir das responsabilidades e se concentram naquilo de que gostam. Deixam sempre para depois o que precisa ser feito já. Trabalhos da escola, projetos da empresa, arrumação do guarda-roupa ou coisas parecidas compõem o universo de atividades que, em geral, ficam para depois.
A procrastinação gera desconforto e estresse desnecessários. Com planejamento do uso do tempo e diligência, pode-se evitar a afobação de ter que fazer às pressas o que deveria ter sido executado com calma. “Quem começa o ano correndo vai terminá-lo andando. Se começar andando, vai terminá-lo esbaforido”, era o ditado de um líder motivador, orientando contra o ato de postergar as responsabilidades.
Ao que tudo indica, a frase do versículo de hoje foi dita por Jesus para um típico procrastinador. Sabedor da importância e dos custos de seguir o Senhor, o rapaz resolveu adiar a decisão que deveria ser tomada naquele momento.
Como muitos procrastinadores, ele ainda usou uma desculpa esfarrapada: “Senhor, primeiro deixe que eu volte e sepulte o meu pai.” É bem provável que ele acreditasse que o pai viveria muito tempo. Para rebater a procrastinação do rapaz, o Senhor disse, de forma enfática: “Deixe que os mortos enterrem os seus próprios mortos.”
Na vida, existem coisas mais urgentes que outras. As prioridades devem ser postas em primeiro lugar e executadas com diligência. Não há nada mais essencial do que seguir Jesus. Para adiar essa importante decisão, o jovem do texto de hoje quis colocar a família no lugar do Senhor. Além de procrastinar, ele estava invertendo as prioridades.
Tire a procrastinação de sua vida. Planeje suas atividades e as execute com pontualidade. Acima de tudo, não adie as decisões espirituais. Agindo assim, no tempo certo, você receberá as bênçãos de Deus, que nunca deixa para amanhã o que precisa ser feito agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário