domingo, 30 de abril de 2017

Upgrade


Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento. Lucas 5:32, NVI
Na informática, as atualizações de software hardware são chamadas de upgrade. Esse procedimento é utilizado quando determinados programas ou aparelhos ficam inadequados para rodar novas funções e tornam necessário o aprimoramento do produto. Expansão de memória, troca de placas, atualizações de aplicativos, entre outras coisas, fazem parte desse processo.
No versículo de hoje, a raiz da palavra grega traduzida como “arrependimento” (metanoia) tem o sentido básico de “expansão da mente”. Arrepender-se, portanto, assemelha-se a um upgrade na consciência humana.
Isso fica ainda mais evidente se levarmos em consideração, por exemplo, o contexto em que Jesus usou o verbo “arrepender-se” em Mateus 4:17: “Arrependam-­se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!”
Esse texto sugere que a chegada do reino de Deus requer a ampliação de nossa compreensão para que os princípios celestiais sejam instalados.
Assim, fica claro que a mente humana não está naturalmente adaptada para viver no contexto do governo de Jesus. É preciso que ocorra o upgrade do arrependimento em nossos “hardware e “software”, preparando-nos para rodar o programa da vida eterna.
Com essa expansão de consciência, surge o conhecimento, convencimento, tristeza e abandono do pecado. Além disso, a mente passa a assimilar a forma como Deus pensa. O princípio do amor assume grande espaço no novo HD do coração, e a “memória” se expande também para a paz, alegria, bondade, mansidão e o domínio próprio.
Nesse sentido, o upgrade do arrependimento é uma ruptura com a antiga forma de viver e uma adaptação ao estilo de vida celestial. O versículo de hoje, porém, revela que só pode passar por esse processo quem se considera pecador. Pessoas que se acham perfeitas não permitem a reconfiguração do Espírito Santo.
O sistema operacional do Céu é pesado demais para a máquina pecaminosa do coração humano. Por isso, deixe que Jesus remodele seu ser, expanda sua maneira de enxergar a vida e delete as características negativas do pecado. Com esse upgrade, você estará preparado para rodar o software da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário