segunda-feira, 24 de abril de 2017

Disfarces


Cuidado com os falsos profetas que vêm disfarçados em peles de ovelhas, mas são lobos devoradores. Mateus 7:15, Nova Bíblia Viva
A mãe de Chapeuzinho Vermelho pede que ela vá até a casa da vovó levar maçãs. No caminho, a menina se encontra com o lobo, que a faz pegar uma estrada mais longa. Antes de ela chegar, o malvado invade a casa da idosa, a engole e se disfarça de vovozinha para tentar devorar a menina também.
A lição dessa conhecida história é muito parecida com o que Jesus quer ensinar no versículo de hoje. O inimigo nem sempre se apresenta como tal. Muitas vezes, para enganar, ele assume uma face agradável e atraente.
No texto de hoje, Jesus desmascara a estratégia mais indecente do mal disfarçado: gente que se diz serva de Deus, mas que, na verdade, está a serviço da impiedade.
No contexto do Antigo Testamento, falsos profetas eram indivíduos que, em geral, enganavam o povo com uma mensagem que acalmava os temores e fazia as pessoas pensarem que não precisavam se preocupar em cumprir exatamente o que Deus pedira por meio dos profetas verdadeiros. Diz Jeremias: “É impossível curar a ferida do meu povo dizendo que ela não existe; mas os sacerdotes e profetas enganam o meu povo com falsas promessas, dizendo: ‘Paz, paz’, quando a guerra se aproxima rapidamente” (Jeremias 6:14, Nova Bíblia Viva). Algo semelhante acontecia no tempo de Jesus e, em nossos dias, também ocorre.
A religião cristã foi assaltada por lobos devoradores disfarçados de vovozinhas/ovelhas. O povo é enganado com todo o tipo de discurso, enquanto seus recursos financeiros e outras coisas mais são devorados por lobos vorazes. Em realidade, a cobiça e o desejo de ouvir apenas o que agrada atraem multidões para os lobos atuais.
Diferentemente de Chapeuzinho Vermelho, os iludidos não perguntam: “Meu líder, para que o senhor precisa de tanto dinheiro? Para que tanta riqueza, mansões, fazendas e carros de luxo?” Se alguém pergunta, pode ouvir as falsas “vovozinhas” responderem: “É para representar melhor o evangelho, meu filho.”
Fique atento aos disfarces dos lobos devoradores. Ouça os profetas verdadeiros de Deus, que apresentam mensagens de arrependimento e salvação. No fim da história, o “caçador” Jesus vai acabar com os predadores disfarçados de pregadores e dará a vida eterna a quem teve o cuidado de segui-lo e não deu ouvidos a lobos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário